Oficina de Luz 

O que é luz para vocês? Essa é uma pergunta que parece fácil, mas é difícil. As crianças diziam que sabiam, mas que era difícil de explicar. Com um pouco mais de tempo foram saindo as respostas: a luz acende, ilumina, é claridade. E quando fica sem luz o que acontece? Fica escuro e não dá para enxergar. E o que você faz? Usa vela, lanterna. É exatamente isso que queremos demonstrar, que sem a luz não podemos ver as coisas. 

Começamos então os experimentos com sombras, ligamos um foco de luz e todos começam a brincar em frente ao foco para fazer sombra na parede, uma explosão de diversão e bagunça se espalha entre as crianças que já começam a se enturmar. Ligamos o retro-projetor para resgatar a atenção delas e começamos a colocar animais de brinquedo, sem que elas vejam, para tentarem adivinhar através da sombra que bicho é aquele. Alguns confundem um polvo com aranha, a sombra pode ser muito enganosa. Mostramos então um pedaço do filme Valente,  quando os personagens utilizam a sombra para despistar o malvado. Um ótimo exemplo de como a luz pode salvar a vida de um personagem. 

Para os experimentos com cores, usamos transparências onde desenhamos cenários como uma casa ou o fundo do mar. Com os objetos de brinquedo colocamos árvores, peixes, etc, e começamos a colorir com papel celofane. O azul para o fundo do mar, um pouco amassado dá a impressão de água. Verde para as árvores, azul para o céu, amarelo para o sol, verde para a grama. Depois começamos a contar uma história, quando o dinossauro vai atacar a casa usamos o celofane vermelho para mostrar como dá a impressão de medo, e no final feliz, o amarelo.

As crianças adoram, agora é a vez deles de criarem uma história. Demos uma lanterna para cada um. Novamente a bagunça se instaura, brincam e exploram pela sala o poder de suas ferramentas de luz. Separamos em grupos e distribuímos materiais como os animais de brinquedo, massinha, papel de transparência e canetinhas para criarem suas histórias usando a luz e o que aprenderam com ela.

As meninas logo começam a desenhar castelos e usarem a massinha para criarem vestidos e cabelos nos bonecos, já os meninos criaram exércitos. Nós revezávamos em cada grupo dando dicas e mostrando outras possibilidades de trabalhar a luz, cores e sombras como ferramentas. Com muitas lanternas, dois bonecos viravam dez. Com o papel celofane podiamos misturar as cores, colorindo as sombras e muito mais! Havia uma infinidade de possibilidades, e eles se esbaldaram, experimentando e descobrindo.

Depois de quarenta minutos, quando as histórias já estavam mais ou menos estruturadas, sentamos em volta da mesa e cada grupo apresentou a sua. As meninas sempre românticas, com príncipes e princesas que viveram felizes para sempre, e os meninos com suas guerras e explosões. Tudo muito bem desenhado com sombras e iluminado com impressões em cores.

© 2023 by Sasha Blake. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now
ws luz 4