DISTOPIAS

A exposição DISTOPIAS que aconteceu em agosto de 2019 no Espaço Apis reuniu 20 artistas brasileiros contemporâneos e mais o renomado artista catalão Antoni Muntadas para apresentar respostas às distopias do presente.

 

Os artistas Ana Bia, A Cecília Cabral, Akira, Anna Corina, André Rodrigues, Bob N, Brunner, Caeso, Diana Sandes, Elaine Pauvolid, Felipe Barros, Ique Larica Gazzola, Ítala Isis, Jamile Ratter, Ju Morais, Maíra Nascimento, Maria Baderna, Marcela Falci, Nádia Oliveira e Valéria Campos apresentaram o tema sob diversas perspectivas.

Entre instalações, esculturas, fotografias, pinturas, vídeos, performances e colagens, além da obra “Atenção” de Antoni Muntadas, que foi ativada como uma ação nas ruas do Rio. O catalão, que é reconhecido por questionar os canais de informações e como são usados para censurar ou propagar ideias, foi o patrono da mostra.


A exposição interativa trouxe discussões durante as Sextas Distópicas onde curadores e artistas como Alex Hamburguer, Ricardo Basbaum e Bianca Bernardo guiaram as rodas de conversas.

 

A ideia dos curadores Manoela Bowles e Ique Larica Gazzola foi discutir a fragilidade das imagens, no momento em que estamos inundados por fake news, e usar arte como ferramenta de sensibilização em busca de sentido nesse limbo de incertezas.

 

© 2023 by Sasha Blake. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now