Show More

23/04- Dia de São Jorge

Evento multiplataforma no Espaço Apis, com exposição, gastronomia, workshops, atividades para crianças e muito mais!

 

Exposição:

A Galeria do Espaço Apis apresenta uma colaboração entre o artista catalão José Alcañiz e a artista plástica e designer Patrícia Bowles. Juntos eles criaram toda a ambientação da galeria que inclui um mural com tinta terracota, uma composição matérica pintada por José. Uma peça de Patrícia em homenagem a outro pintor catalão, Antoni Tàpies também compõe o mural.

http://www.021c.org/

José Alcañiz chegou a pouco tempo ao Brasil e já tem trabalhos realizados no Galpão da Gamboa, em um apartamento no Leblon, e tem alguns quadros seus pintados em terras brasileiras em algumas casas de São Paulo, Rio de Janeiro e Los Angeles. Agora temos o prazer de recebê-lo no Espaço Apis para uma ocupação/residência onde estará pintando seus murais em lugares especiais como o cofre. Sua ação poderá ser vista ao vivo pelos visitantes que freqüentarem o Apis durante os próximos dois meses.

José trabalhou como montador de exposições em grandes instituições espanholas, e é esse seu conhecimento que faz dele um grande criador de ambientes como o que vamos apresentar na galeria do Espaço Apis. Sua sensibilidade e praticidade para gerar uma composição, que além de valorizar o espaço também valoriza as peças, faz dele um artista total, que pensa esteticamente o ambiente como um todo.

Antes de chegar ao Brasil participou da exposição Kaleidoscope em Londres com curadoria de Manoela Bowles.

http://www.kaleidoscopeweb.info/

Patrícia Bowles, idealizadora e fundadora do Espaço Apis, apresentará sua última série de esculturas na galeria. Uma grande aranha em bronze que lembra a de Louise Bourgeoise em uma homenagem a artista francesa são cobertas por uma luminária que parece uma teia. Essa representação poética faz os objetos utilitários ficarem na fronteira entre arte e design. Uma das marcas do trabalho de Patrícia.

Além da série Louise, que traz a aranha em diversos tamanhos, a artista apresentará seus mais recentes trabalhos com os palmaes (palmeiras), que inclui uma vassoura mágica. Ela também vai expor seu trabalho com raízes em bronze, o Eterno Retorno, e uma caixa de areia com coletas da artista. Para acompanhar Patrícia irá apresentar os últimos trabalhos da série Naufrágio.

www.patriciabowles.com

Dia 23 de abril é dia de São Jorge, santo protetor do Espaço Apis e da região do Centro, onde possui uma igreja em sua homenagem no Campo de Santana. A área estará em festa e nada melhor do que abrirmos as portas neste dia para atividades culturais. Já que na Cataluña, no dia 23 de abril são distribuídos livros e rosas vermelhas para comemorar o dia de São Jorge.

O Espaço Apis vai aproveitar e lançar uma biblioteca para a comunidade com consulta de livros no local sobre diversos temas. Também será inaugurado o Café, onde as pessoas poderão sentar, degustar um café, doces e salgados enquanto lêem um livro ou assistem a uma das ações que ocorrerão no espaço, ou para uma pausa entre a visita à exposição ou entre as atividades de workshop.

O dia 23 de abril também é o dia de Cervantes e também se comemora o Dia do Livro. No Café/Biblioteca serão realizados lançamentos e vendas de livros e leitura para crianças. As atividades para crianças da comunidade são constante na programação do Espaço Apis.

O grande salão do Espaço Apis apresentará o trabalho do agitateur Wanyr Junior que vai realizar um workshop gastronômico e performances artísticas para o dia de São Jorge e de Cervantes no dia 23 de abril, de 14-22h. O preço de adesão para a degustação do Cassoulet (feijoada francesa) e Feijoada indiana para os vegetarianos é de 40 reais. Faça sua inscrição via inbox na página do Espaço Apis.

Há 20 anos entre Paris e Rio, apos uma longa experiência com Carnaval levou a cultura afro-americanas como o vodoo para realizar eventos temáticos em castelos e outros locais na França numa dinâmica inter-cultural em que dialoga antropológicamente com a mistura de culturas.

No Apis ele uniu São Jorge/Ogum com Cervantes, em que seu grande personagem Don Quixote é um cavaleiro como São Jorge. No Rio existe a tradição da feijoada de São Jorge, influencia da cultura afro-brasileira, originalmente oferecida a Ogum.

 

Apresentar o Cassoulet de Saint Georges é uma forma bem humorada de brincar com diferentes tradições ao mesmo tempo. Além da feijoada, Wanyr vai realizar uma performance de canto sacro e um work in progress. O evento interativo convida as pessoas a participarem em uma situação de convívio onde tudo vira arte.

© 2023 by Sasha Blake. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now